Menu fechado

Quando o direito dá spoilers (ou pistas de spoilers) – Parte 1

Recentemente, noticiou-se que a marca “Kamen Rider” foi registrada no ocidente. Para quem não conhece ou não se lembra, kamen rider é uma franquia japonesa de super-heróis que ficou bastante famosa no Brasil nos anos 90 na antiga TV Manchete. Mas qual a importância desse registro? Por que ela merece uma notícia?

Kamen Rider: Duas séries da franquia serão transmitidas no Brasil ...

Black Kamen Rider, série que passou no Brasil nos anos 90

 

Precisamos lembrar que a proteção de marcas tem abrangência nacional. Logo, se uma empresa tem a intenção de proteger esse ativo em um outro país e/ou explorar produtos ligados a essa marca em outro país, deve fazer os respectivos registros nesses territórios. Em outras palavras, ao registrar a marca no ocidente, a Toei, dona de kamen rider, acabou “denunciando” que tem interesse em explorar sua série fora do Japão. Por isso a notícia é um prato cheio para os fãs.

Imagem do pedido de registro da marca Kamen Rider

Para nossa reflexão, é curioso perceber como um movimento jurídico acaba revelando algum conteúdo antes mesmo de sua divulgação oficial (spoilers). Afinal, o cumprimento de exigências legais faz com que certas informações tornem-se obrigatoriamente públicas. Aproveitando mais uma vez o personagem, é interessante lembrar que os fãs sempre descobrem o nome das novas “temporadas” da série também pelo registro de marca.

Kamen Rider Zero-One Trademark Registered By Toei - The Tokusatsu ...

Imagem do registro de “Kamen Rider Zero-One”, que deu spoilers aos fãs de qual seria a nova série da franquia

Algo semelhante acontece com o jogo “Super Smash Bros”, da Nintendo. O game reúne uma série de personagens da história dos videogames, inclusive, fora do catálogo da companhia. Quando um novo personagem vai ser colocado no jogo (como um conteúdo baixável), os anúncios acabam inserindo o estúdio que é titular dos direitos sobre este nos créditos. Desse modo, os fãs conseguem especular com maior certeza quem será a adição.

Estúdios titulares de direitos de copyright sobre personagens em Super Smash Bros

Nas próximas partes dessa série de artigos, traremos outros exemplos de como contratos e créditos envolvendo elenco de filmes podem dar spoilers para a comunidade.

 

 

 

Post relacionado