Menu fechado

Shazam! As disputas jurídicas por trás do personagem

No início desse ano tivemos a estreia de dois filmes de super-herói que guardam uma relação histórica bastante interessante: Shazam e Capitã Marvel.

Em 1939, C.C. Beck e Bill Parker lançaram na Whizz Comics No. 2, pela editora Fawcett,  o “Capitão Marvel”, herói que viria a se tornar o futuro Shazam. A criação acabou se tornando um imenso sucesso, o que motivou a DC a processar a empresa em 1941, alegando violação de direitos autorais sobre seu personagem, Super-homem [National Comics Publications v. Fawcett Publications191 F.2d 594 (2d Cir. 1951)].

Resultado de imagem para superman first comicCapa da primeira edição contendo o Capitão Marvel/Shazam e da primeira revista contendo a aparição do Super-Homem

O caso acabou levando doze anos para ser resolvido e se tornou uma das mais longas disputas judiciais envolvendo histórias em quadrinhos. Ao final, a Fawcett decidira por suspender a exploração do “Capitão Marvel”. Em 1953, a editora publicava as últimas edições contendo o personagem e encerrava sua área editoral de quadrinhos.

Alguns anos depois, em 1966, a editora MF Enterprises lançou seu próprio “Capitão Marvel”, um androide que podia dividir partes do corpo. A Marvel, já interessada em reter os direitos sobre criações com o nome de sua marca, tentara comprar os direitos sobre o personagem. As negociações não caminharam bem, fazendo a Marvel lançar seu próprio capitão em 1967 na Marvel Super-Heroes No. 12.

 

Revista da MF (1966) e da Marvel (1967).

O caso levou a um novo processo entre a MF e Marvel, encerrado em um acordo no qual a Marvel poderia publicar o Capitão. A série continuou normalmente com diversas evoluções e reformulações.

A DC, por sua vez, já nos anos 70, acabou por licenciar os direitos sobre o personagem original da Fawcett. Porém, como a Marvel já havia estabelecido seu próprio Capitão Marvel durante esse hiato, optou-se por nomear o personagem com a palavra mágica utilizada pelo jovem Billy Batson para se transformar: Shazam! Assim, em 1973, a DC lançava a primeira edição de Shazam, com o subtítulo “O Capitão Marvel Original”. Evidentemente, a Marvel ameaçou um processo em razão do slogam, que acabou sendo substituído por “O Mortal mais poderoso do mundo”.

Resultado de imagem para Shazam No. 1 the original captain marvelPrimeira edição do Shazam na DC.

O “Capitão Marvel” da Marvel passou por uma série de reformulações ao longo dos anos. Apenas em 2012, a personagem Carol Danvers, a Ms. Marvel, assume o manto do herói.

Resultado de imagem para ms. marvel first comicPrimeira edição da Ms. Marvel Carol Danvers (1977)

Depois de tantos entraves e batalhas jurídicas, os heróis (ou as editoras) parecem ter feito as pazes entre si. Entre si e com o público, uma vez que ambos têm apresentados bons resultados nas telas de cinema.

 

 

 

Post relacionado